I SEMINÁRIO EM DEFESA AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS AFRODESCENDENTES - "OJU ORUN AYÊ" (DE OLHO NO CÉU E NA TERRA
NOS DIAS 13 E 14 DE NOVEMBRO NA CASA DE CULTURA DO ITAIM PAULISTA ACONTEÇEU A IV SEMANA CULTURAL COM O TEMA CONSCIÊNCIA NEGRA
BEM MUITOS PERGUNTAM POR QUE EXISTE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E NÃO TEM O DIA DA CONSCIÊNCIA BRANÇA?
COMO DIZ O PESSOAL DA FRENTE 3 DE FEVEREIRO: VIVEMOS NUM PAÍS RACISTA, SE NÃO FOSSE NÃO TERIA LÓGICA TERMOS O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, POIS TODOS SERIAM TRATADOS DE FORMAS IGUAIS.
VOLTANDO A PROGRAMAÇÃO DA CASA DE CULTURA
TIVEMOS DOIS DIAS PROVEITOSOS PARA OS ESPECTÁDORES QUE LÁ ESTAVAM
ERAM POUCOS, CONFESSO, MAS ERAM OS POUCOS QUE FAZEM A DIFERENÇA, QUE LUTAM PELOS SEUS DIREITOS.
TIVEMOS ALGUMAS PALESTRAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS COM SIMONE FRANÇA DA UNEGRO, UM FILME/DOCUMENTÁRIO SOBRE STEVE BIKO COM NOSSO AMIGO/PARCEIRO FABIANO BIKO, TIVEMOS A PRESENÇA DA NAIR E NAIZA DA COORDENADORIA DE UM NÚCLEO QUE TAMBÉM LUTA POR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE.
E TIVEMOS A APRESENTAÇÃO DE DANÇA AFRO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COM ESTELAMAR, NENÊ AFRO E NJO IMOLÉ. DECIDIMOS UNIR FORÇAS COM A GALERA DO NENÊ ( FILHOS DE OBALUAIÊ), PARA FAZERMOS ESTE XIRÊ.
APRESENTAMOS A MITOLOGIA AFRICANA COM OS DEUSES QUE FORAM TRAZIDOS E INTRODUZIDOS EM SOLO BRASILEIRO, SABEMOS QUE DESTA MITOLOGIA SÓ FOI TRAZIDO PARA O BRASIL 16 DEUSES.
EXÚ, OGUM, OXÓSSI, OSSAIN, OBALUAIÊ, OXUMARÊ, NANÃ, XANGÔ, OYÁ, OBÁ, EWÁ, OXUM, IEMANJÁ, LOGUN EDÉ, OXAGUIAN E OXALUFÃN. PORÉM NA ÁFRIKA MAIS PRECISAMENTE ENTRE OS POVOS YORUBÁS SÃO CULTUADOS MUITO MAIS.
CADA UM DESSES DEUSES SÃO DONOS DE UMA PARTE DA NATUREZA, CADA UM TEM UMA FUNÇÃO DENTRO DELA, PORÉM TODOS TRABALHAM EM FUNÇÃO DO EQUILÍBRIO DO MUNDO, DOS SERES HUMANOS E DE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.
TRABALHAM PARA QUE O AYÊ (TERRA) TENHA EQUILÍBRIO COM O ORUN (CÉU), PARA QUE POSSAM VIVER EM HARMONIA COM SEUS FILHOS AQUI NA TERRA.
DIZ UMA LENDA QUE UM SER HUMANO TOCOU NO CÉU COM AS MÃOS SUJAS, E OXALÁ SEPAROU O ORUN DO AYÊ
E OS ORIXÁS FICARAM TRISTES POR NÃO TEREM MAIS A COMPANHIA DOS HUMANOS.
FICARAM MELANCÓLICOS, POR NÃO PODEREM MAIS DANÇAREM, BRINCAREM, ENSINAREM COISAS A ELES.
OS SERES HUMANOS TAMBÉM, SE TORNARAM TRISTES, A TERRA FICOU FEIA, SEM VIDA.
OXALÁ VENDO AQUILO, FALOU PARA OXUM DESCER A TERRA E PREPARAR OS HUMANOS PARA RECEBEREM EM SEUS CORPOS AQUELAS DIVINDADES.
OXUM MUITO VAIDOSA EMBELEZOU, PINTOU, BANHOU COM FOLHAS CHEIROSAS, VESTIU E ENSINOU TODOS OS SEGREDOS QUE OS HUMANOS PRECISAVAM SABER PARA TEREM A COMPANHIA DOS SEUS DEUSES.
APÓS TODA ESSA PREPARAÇÃO QUE OXUM A DEUSA DO AMOR, DA BELEZA, A DONA DO OURO E DAS ÁGUAS DOCES TIVERA PARA PREPARAR SEUS PUPILOS.
COMEÇOU O GRANDE XIRÊ (FESTA, BRINCADEIRA), ONDE OS YAWÔS RECEBERAM SEUS DEUSES E ELES DANÇARAM JUNTOS AO SOM DOS TAMBORES D'ÁFRIKA.
ASSIM TAMBÉM ACONTEÇEU NA CASA DE CULTURA, FIZEMOS O GRANDE XIRÊ, REPRESENTAMOS AS 16 DIVINDADES AFRICANAS, NOS PINTAMOS, NOS ENFEITAMOS, NOS VESTIMOS PARA SAUDAR NOSSOS DEUSES NEGROS.
FOI MUITO AXÉ
E SERÁ SEMPRE QUANDO DEIXARMOS O PRECONCEITO DE LADO E SAUDARMOS A BELEZA DA CULTURA AFRO - BRASILEIRA, QUANDO BUSCARMOS CONHEÇER NOSSA ANCESTRALIDADE.
E A BELEZA DE TUDO AQUILO QUE NOSSOS ANCESTRAIS NOS DEIXOU COMO LEGADO.
E QUE VENHAM MAIS XIRÊS
E QUE VENHA MAIS AXÉ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário