segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa Junina Da Várzea






Foi no sábado, 26/06, a celebração da resistência frente a uma batalha que está unindo comunidades, movimentos, artistas, militantes, homens, mulheres e crianças da periferia de uma cidade a beira de um ataque de nervos. Toda a cidade tem sofrido com a política da megalomania e, em específico, a zona-leste sofre e sofrerá por um bom tempo a pressão da máquina pública em favor do desenvolvimento contra a resistência popular em manter suas raízes, direitos e relações comunitárias fortalecidas em uma história errante, que fundou vilas, bairros, distritos e, quiçá, todo este lado esquecido de São Paulo, o fundão, a zona-leste nordestina, operária da várzea, longe da Mooca, muito, mas muito, além do Tatuapé.




O que se viu foi um pôr do sol maravilhoso, seguido de uma lua luminosa, a beira de um Tietê morto, contrariado protagonista de um enredo de estupro a natureza na maior metrópole brasileira. Foi na chácara do Seu Agripino, um belo tanto de terra de mata atlântica preservada, a beira de um rio assoreado de beleza estranha, que aconteceu a Festa Junina da Várzea – a primeira e, talvez, ultima, caso o Governo leve adiante o projeto do Via Parque, anunciado como maior parque linear do mundo. Unidos, os movimentos da várzea, e também de fora dela, demonstraram força em reunir e chamar para a luta sem perder na festa a possibilidade de agregar, sorrir junto, fincar os pés no chão do terreiro para cirandar, tomar quentão, comer milho verde, fechar no jongo a fala e a dança da resistência do quilombo em tempos de agora. Como os índios Guaianazes que quebraram a cruz de Anchieta e deram nome a vila próxima, a Curuçá (que significa Cruz Quebrada em tupi), a gana de não ceder a uma ação infundada dos poderes possíveis de serem simbolizados por tratores demolidores de casas e de costumes, o que foi visto e vivido nesta noite de São João menino foram pessoas embuídas de todos os santos evocando a resistência, a permanência e a justiça.






A festa foi organizada por diversos movimentos ( Movimento Popoular Pelos Direitos Dos Moradores Das Margens Do Tietê e Por Justiça No Processo De Desapropriação, OPA, Espaço Cultural Mané Garrincha, Rede Livre Leste, Movimento Humanista e Terra Livre), além de toda a comunidade da Vila Itaim e Jd Romano. Apresentações de circo, dança e teatro foram mescladas com falas que traziam a tona a discussão sobre a questão da várzea.



O Balaio chamou a comunidade com pernas-de-pau, monociclo e um bom arrastapé tocado na sanfona. Depois apresentou a tradicional esquete de palhaços “O Apito”, cujo roteiro traz uma autoridade que proibe os palhaços de tocar – uma temática bem propícia ao que estamos vivendo na cidade. O grupo Arruacirco levou ao terreiro as manifestações populares Maracatu, Boi, Cacuriá, Coco, Jongo e juntou-se ao Balaio para a já tradicional ciranda sempre puxada pelos dois grupos. Esse momento foi o ponto alto da festa, com toda a comunidade de mãos dadas, ecoando a ciranda ao som de acordeon, caixa e alfaias. O grupo Cia do Outro Eu cruzou a zona-leste (de São Mateus ao Itaim Paulista) para somar e levou o criativo “Imeio Elegante”, divertindo a todos com os recados apaixonados. O grupo da terceira idade de uma associação local levou danças e cenas que, aos gritos de “mais um”, lançado pelas crianças, precisou repetir suas apresentações. A ótima seleção de músicas que resgatavam nossas raízes caipiras e nordestinas ficou por conta do Espaço Cultural Mané Garrincha e as barraquinhas dos comes e bebes (deliciosos!) ficaram por conta da comunidade e outros movimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário