quinta-feira, 1 de julho de 2010

CANTINHO DA POESIA: MEU PIXAIM

Dizem que meu cabelo é pixaim.
Cabelo duro, muito ruim,
Saibam que trago no meu pixaim a raiz do meu povo,
a história de minha gente tirada da África.
Trago em meu pixaim a musicalidade de meu povo negro, o ritmo dos tambores africanos, a sensualidade dos requebrados das mulheres e a força dos homens.
Trago em meu pixaim o molejo das danças tribais, a mandinga da capoeira, dança disfarçada de luta, que como luta ajudou meu povo na conquista de liberdade.
Trago em meu pixaim a ancestralidade.
Trago no meu pixaim o feitiço de Oxum,
a força de Oyá, a guerra de Ogum, a Justiça de Xangô, o doce encanto de Yemanjá.
Trago em meu pixaim o amor incondicional de Obá, a beleza de Ewá e a malícia e matreiragem de Exú.
Trago em meu belo pixaim a bela história de luta e resistência do meu povo negro.
Trago no meu pixaim a história da minha origem.
E você o que traz no seu cabelo "bom"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário