sábado, 28 de maio de 2011

A Negação do Brasil - O negro na telenovela brasiliera

Um documentário maravilhoso que conta a trajetória de atores negros nas telenovelas brasileiras, mostrando de forma clara e objetiva o preconceito a cerca dos atores negros.

Uma fala que me incomodou muito, foi do diretor Walter Avancini que diz:
Que na escolha da atriz para o papel de Gabriela, cravo e canela, um clássico de Jorge Amado, ele entrevistou mais ou menos 80 atrizes negras e nenhuma capaz de fazer esse papel.

Outra coisa que me deixa muito incomodada é uma fala da maravilhosa Zezé Motta que em uma novela global, não lembro qual e nem a data, fez papel romântico com o ator/diretor Marcos Paulo, e nos estúdios de gravação recebiam cartas perguntando se Marcos estava tão necessitado de dinheiro para se humilhar daquele jeito, beijando uma negra em rede nacional.

A hipocrisia da tal "democracia racial" no Brasil é tanta que até hoje, nossos maravilhosos atores negros ainda são vítimas dos esteriótipos criados para eles. Hoje ainda tem o agravante do negro fazer papeis de bandidos, a gostosa do bairro, e ainda permanecem os papeis de capataz, empregada doméstica etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário